MODELO DE PREVISÃO DE CALADOS OPERACIONAIS E CAPACIDADES DE CARGA DE COMBOIOS FLUVIAIS VIA MACHINE LEARNING A PARTIR DE TEMPERATURAS E PRECIPITAÇÕES OBTIDAS POR SENSORIAMENTO REMOTO
Precipitação via Satélite. Modelagem Hidrológica. Via navegável. Rede Neural Artificial. Ferramenta Computacional.
As vias navegáveis interiores são vulneráveis às alterações climáticas, uma vez que anavegação fluvial depende dos níveis das águas. A exemplo disso, tem-se os impactos dasmudanças de temperatura e pressão no Oceano Pacífico que acarretam alterações no ciclohidrológico, em especial na precipitação, ocasionando mudanças na configuração sazonal daslâminas d’água, sofrendo influências do El Niño e La Niña. Esta sazonalidade de cursos d'águafluviais se caracteriza como um fator limitante do transporte nas localidades em que estalimitação é considerável, afetando diretamente as condições de carregamento das embarcaçõesque utilizam as vias navegáveis, fato este que justifica a importância do desenvolvimento deferramentas capazes de aferir e analisar estas influências negativas, a fim de mitigá-las.Atrelado a isso, destaca-se que nestes cursos fluviais, outro ponto de destaque que influenciadiretamente na navegação se caracteriza pela escassez e qualidade de dados de estaçõespluviométricas e fluviométricas in situ para utilização em modelos de previsão, fatos estes quejustificam a utilização de dados obtidos via satélite. Dentro deste contexto, portanto, estetrabalho objetivou a elaboração de um modelo de previsão de lâminas d’água e caladosoperacionais via Redes Neurais Artificiais do tipo Perceptron Multicamada e Rede NeuralRecorrente a partir de temperaturas e precipitações obtidas por satélite com a plataformaGoogle Earth Engine, a fim de possibilitar a obtenção das capacidades de carga de umaembarcação tipo para uma dada hidrovia, avaliando em condições de cheia e estiagem osimpactos a este transporte. Como forma de validar os modelos desenvolvidos, aplicou-se umestudo de caso para o Rio Madeira, no trecho de Porto Velho à Cujubim, na Bacia Amazônica,no Brasil, onde a movimentação de cargas, em especial o transporte de grãos, é pujante edependente do modal hidroviário. As condições planialtimétricas da via navegável foramavaliadas em termos de profundidade e largura com a geração do Modelo Digital de Elevaçãoe aplicação do software “DimChannel” (Dimensioning of Navigation Channel) no processode dimensionamento geométrico do canal de navegação. Os resultados obtidos para o estudode caso mostraram-se satisfatórios e tornaram possível a validação dos módulos desenvolvidose possibilitaram a aferição das perdas de capacidade nos períodos de estiagem, bem como averificação de gargalos de navegação.