ANÁLISE DE CORREDORES DO ARCO NORTE AMAZÔNICO PARA A SOJA DO MATO GROSSO EM UM MODELO DE TRANSPORTE FUZZY TRAPEZOIDAL INTERVALAR
Soja, Arco Norte, Logística, Programação Linear Fuzzy.
No cenário atual, o Brasil se consolidou como o maior exportador de soja do mundo, e o estado brasileiro que mais contribui para esses índices é o estado do Mato Grosso, e por sua localização geográfica, o Mato grosso também escoa seus produtos para os portos do Arco Norte. Este estudo se propõe a desenvolver um modelo de otimização dos corredores logísticos de transporte, para a soja do estado mato-grossense com destino aos portos do Arco Norte, buscando-se obter uma logística mais eficaz mediante os indicadores quantitativos como: valor de frete, produção dos municípios e capacidade portuária. Os corredores em estudo são: BR – 163 (MT-PA), Ferrogrão (EF–170) e a Hidrovia Araguaia-Tocantins. A análise para os corredores, será através do emprego da Programação Linear Fuzzy, que é um método capaz de viabilizar processos de hierarquização, o que contribui para a análise de eficiência do problema proposto. Neste sentido, a metodologia adotada será aplicada para avaliar o desempenho das alternativas de transporte da produção de soja do estado do Mato Grosso em direção aos portos do Arco Norte.