IMPACTO DAS GRATUIDADES NO EQUILÍBRIO ECONÔMICO-FINANCEIRO DO TRANSPORTE AQUAVIÁRIO DE PASSAGEIROS: O CASO BELÉM-CAMARÁ
Sustentabilidade, Transporte aquavi´ario, Modelo de custos, Custeio baseado em atividades, Programa¸c˜ao linear.
O transporte aquaviário é uma solução de mobilidade muito antiga. A região amazônica representa um bom estudo de caso, onde o transporte hidroviário desempenhou e ainda desempenha um papel muito importante. No entanto, o transporte aquaviário de passageiros carece de modelos econômicos que auxiliem no desenho e implementação de estratégias para a sustentabilidade. Neste trabalho, foi desenvolvido um modelo de custo do transporte aquaviário de passageiros baseado nas premissas do custeio baseado em atividades e utilizado programação linear para otimização de custos sob restrições de demanda e nível de serviço, com função objetivo de maximização do lucro do serviço. O modelo foi aplicado em uma empresa de transporte aquaviário de passageiros para três travessias na cidade de Belém - Brasil, para passageiros e cargas, e transporte de veículos, operando em viagens entre Belém e Ilha de Marajó. Diferentes simulações foram feitas para explorar as oportunidades e condições de redução de custos operacionais. A busca foi pela melhor relação entre custo e lucro, ou seja, os parâmetros do modelo incluem custo variável, lucro e número máximo de viagens possíveis. Diante dos resultados, foram estabelecidas alternativas de redução de custos para atingir o máximo de lucro e número de viagens. O modelo mostrou-se útil para o projeto de serviços de transporte aquaviário sustentável por meio da análise de estratégias viáveis e efetivas de redução de custos. Alternativas de redução de custos foram estabelecidas a fim de alcançar o máximo de lucro e número de viagens. O modelo mostrou-se útil para o projeto de serviços de transporte aquaviário sustentável por meio da análise de estratégias viáveis e efetivas de redução de custos. Alternativas de redução de custos foram estabelecidas a fim de alcançar o máximo de lucro e número de viagens. O modelo mostrou-se útil para o projeto de serviços de transporte aquaviário sustentável por meio da análise de estratégias viáveis e efetivas de redução de custos.