CAPACIDADE DE TRÁFEGO E TRANSPORTE PARA OS NAVIOS DE GRÃOS NO COMPLEXO PORTUÁRIO DO ITAQUI
Modelagem; Simulação Arena; Transporte Soja Itaqui
Os resultados do Porto do Itaqui consolidam a sua posição de destaque no Arco Norte, dentre os portos brasileiros, foi o único a movimentar grãos em quantidade acima do seu potencial, estimado para exportar cerca de 12 milhões de toneladas, em 2020 fechou o ano com 12,1 milhões de toneladas de grãos movimentadas. O crescimento das exportações de grãos com a consolidação da 2a fase do TEGRAM somados aos investimentos feitos na ampliação, na modernização do modelo de gestão com adoção de medidas para melhorar a operacionalização e otimização dos acessos (aquaviário, rodoviário e ferroviário) que são utilizados no Complexo Portuário do Itaqui, dragagem dos berços e dos canais de acesso aos berços, proporcionando o aumento da capacidade para movimentar um volume anual em 2025 de 20 milhões de toneladas, já nos primeiros 05(cinco) meses de 2022 foram embarcados cerca de 8,6 milhões de toneladas de soja, milho e farelo de soja. Esse trabalho tem como objetivo analisar o carregamento e transporte de grãos, mais especificamente a soja através da técnica de Modelagem e Simulação utilizando software especializado. Analisando o contexto da infraestrutura dos portos, a simulação tem potencial para auxiliar no planejamento estratégico portuário, podem ser analisados os efeitos decorrentes da implantação de procedimentos operacionais afim otimizar o carregamento e transporte, através das mudanças nas configurações das instalações, tais como aumentar o número de carregadores de grãos, número de rebocadores portuários, interligar as plantas de carregamento (esteiras) permitindo o aumento da produtividade e otimização do processo logístico, utilizando a técnica de simulação através do software Arena.