OTIMIZAÇÃO E ANÁLISE DE RISCO DA CAPACIDADE PORTUÁRIA DA BACIA AMAZÔNICA, QUANTO AO CRESCIMENTO DA DEMANDA DE GRÃOS E AO AUMENTO DO PORTE DOS NAVIOS
Probabilidade; Logística; Estatística; Risco; Porto.
O transporte marítimo nos últimos anos vem ocasionando uma grande mudança nosportos do mundo, devido ao avanço da tecnologia no qual possibilitou a construçãode embarcações cada vez maiores para diminuir o frete e transportar mais cargas.Atento a esta realidade, este trabalho desenvolve uma avaliação dos terminaisportuários da bacia amazônica, utilizando a teoria de filas combinada com a análisede risco e otimização para avaliar a capacidade portuária frente as futuras demandasde grãos para a região, visto que com o avanço da tecnologia, vem sendo fabricadosnavios maiores e capazes de transportar grandes quantidades de carga, com esseavanço, os portos existentes precisam adaptar sua infraestrutura conforme as novastendências da construção naval. Realizou-se nessa dissertação, coleta de dados determinais portuários existentes na região amazônica com foco nos terminais deexportação para o longo curso. Um modelo foi desenvolvido utilizando a teoria de filaspara aferimento da capacidade dos terminais e a produtividade dos navios parautilização na plataforma @RISK que utiliza a otimização combinada com a análise derisco gerando gráficos de distribuição e de tornado possibilitando a análise dosterminais, podendo ajudar na tomada de decisão sobre o desempenho dos terminaise navios de maneira integrada. A pesquisa possibilitará através de simulaçõesgeradas, a análise de vários cenários para a movimentação de grãos desses terminaise o impacto que navios maiores trarão para a infraestrutura portuária da região.