EDUCAÇÃO FÍSICA É “TUDO O QUE A BOCA COME?”: a implementação do sistema CONFEF/CREF’s e sua repercussão no Pará em relação à prática da Capoeira.
Capoeira; Educação Física; CONFEF/CREF´s; Esporte; Cultura; Pará.
Este trabalho problematiza a implementação do sistema CONFEF/CREF´s e sua repercussão no Pará em relação à prática da Capoeira, a partir da Lei 9696/98, que possibilitou ao Conselho Federal de Educação Física e consequentemente aos Conselhos Regionais de Educação Física realizar ações, dentre outras, de limitar a prática Capoeira a uma atividade física esportiva pertencente ao campo de intervenção exclusivo do Profissional de Educação Física. O texto também apresenta estratégias contra-hegemônicas de resistências, realizadas pelos praticantes de Capoeira frente a processos sócio-culturais de estandardização e esportivização da Capoeira propostos pelo sistema CONFEF/CREF´s. As principais fontes exploradas foram entrevistas concedidas por representantes do CREF18 e Mestres de Capoeira do Pará que são um dos focos da argumentação, a página eletrônica do sistema CONFEF/CREF´s e as práticas culturais do Malungo Centro de Capoeira Angola. A abordagem teórica da pesquisa segue, especialmente, o método historiográfico, pois buscou fontes documentais, impressos, orais, biográficas, audiovisuais e digitais. Em relação à historiografia da Educação Física brasileira laçou-se mão da obra de Castellani Filho (1994), e sobre a da Capoeira o repertório em destaque foram Soares (2004), Oliveira (2005) e Leal (2008). A pesquisa também foi respaldada pelo materialismo cultural em diálogo com Thompson (1998) e Williams (2011), relacionados aos elementos de historicidade das lutas culturais em Gramsci (1999), sendo interligada a etnografia interpretativa de Geertz (2008), que auxiliou na compreensão dos discursos e símbolos sociais via descrição densa dos fenômenos estudados.