EDUCAÇÃO DO CAMPO: um estudo acerca da práxis educativa dos egressos da LEDOC-
Baião/2014
Licenciatura em Educação do Campo; Egressos; Práxis; Formação de
professores.
Esse estudo investiga a: “Educação do Campo: um estudo acerca da práxis educativa dos
egressos da LEDOC-Baião/2014”. Nossa pergunta de pesquisa busca entender: Como a
formação acadêmica mediada pela LEDOC tem contribuído para a construção da práxis
educativa dos egressos sintonizadas com a realidade das escolas do campo do município de
Baião? Já nosso objetivo geral entra-se em: Analisar como a formação acadêmica dos egressos
da LEDOC-Baião/2014 contribui para a construção de uma práxis educativa sintonizada com a
realidade das escolas do campo do município de Baião. Nosso referencial teórico-metodológico
se ancora nas nossas categorias de pesquisa discutindo acerca da política de formação de
professores com: Silva (2017), Caldart (2002) e Freire (1987), e práxis educativa com Arroyo
(2017), Curado (2018) e Vázquez (2001). No que se refere à educação do campo, nos apoiamos
em: Hage (2012), Molina (2006), entre outros. Com relação aos procedimentos metodológicos
realizamos, análise bibliográfica, documental e pesquisa de campo com auxílio da observação
participante. Referente a técnica de coleta de dados realizamos entrevista semiestruturada com
o público-alvo da nossa investigação, que foram os egressos da Licenciatura em Educação da
turma de Baião/2014, que se configura como nosso território de pesquisa. Os resultados
encontrados até o momento que sucede essa investigação, revelaram que os egressos vão se
reconhecendo educadores do campo, a partir do seu percurso acadêmico, onde vão afirmando
seu território, percebendo a valorização dos saberes, costumes, culturas e identidade, isso fez
eles refletirem acerca da sua práxis e a ressignificarem. Nesse sentido, tem buscado materializar
sua práxis a partir dos fundamentos da Educação do Campo, que esteve presente na sua
formação acadêmica.