CULTURA, SAÚDE E EDUCAÇÃO DA CRIANÇA RIBEIRINHA NA LOCALIDADE DE BIRIBATUBA - CAMETÁ/PA
Educação. Cultura. Saberes. Crianças ribeirinhas
O trabalho tem como lócus de estudo a comunidade ribeirinha de Biribatuba, no município de Cametá/PA, objetivando analisar as relações culturais e educativas das crianças dessa localidade, refletindo como saberes, crenças e práticas culturais estão sendo repassadas, através das relações sociais que ali acontecem. Assim como, busca verificar como a Pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) afetou os biribatubenses. Para tanto, adota-se como referencial teórico-metodológico estudos de autores que tratam da temática como Florestan (2004), Bauman (2012), Mattos (2011), Minayo (2009), Sarmento (2004), Hall (2002), Corsaro (2009), além de outros que foram imprescindíveis nas análises que fazem parte deste estudo. Posteriormente, foi realizada a pesquisa de campo, onde, por meio da técnica de observação participante, buscou-se observar o cotidiano das crianças, suas formas de brincar e socializar com seus pais e amigos. Desta forma, este estudo utiliza como fontes de pesquisa: relatos orais, documentos escritos, imagéticos e bibliográficos. Dados preliminares apontam que as crianças se constituem como perpetuadoras de sua cultura, elas aprendem através do fazer e do observar dos mais velhos da comunidade. Assim como, revela que a aprendizagem se dá nos mais diferentes espaços de Biribatuba, estando presente no fazer da roça, do apanhar do açaí ou ainda nas brincadeiras tecidas no rio, na terra e em casa. Portanto, as crianças apresentam um papel socializador, realizado no brincar, no falar e no silêncio de sua observação, ela constrói sua identidade ribeirinha através dos laços que estabelece com seu território