O processo de indicação política de diretores escolares na rede municipal de Cametá - PA
Clientelismo; indicação política; diretor escolar.
O presente estudo pretende analisar o processo de indicação política de diretores escolares da rede municipal de ensino do município de Cametá entre os anos de 2017 a 2022. Estudo de caso em abordagem qualitativa, que utilizou e utilizará como instrumentos de coleta de dados pesquisa bibliográfica, análise documental, entrevistas semiestruturadas e observação participante. Como categoria de análise pretende-se utilizar o conceito de clientelismo. Com relação à pesquisa bibliográfica, os principais autores utilizados na discussão teórica são Graham (1997; 1999); Nunes (2003); Bahia (2003); Carvalho (1997); Avelino Filho (1994); Faoro (1998), Libâneo (2004); Souza (2006); Dourado (2001); Paro (1995; 2000; 2003), dentre outros que foram indispensáveis para o desenvolvimento do presente estudo. Já foram realizadas analises de legislações municipais como a Lei Orgânica do município de Cametá (1996), O Plano de Cargos Carreira e Remuneração dos servidores da educação do munícipio de Cametá (PCCR/2012), o Plano Municipal de Educação de Cametá (PME/2015), e o Parecer nº 3/2021 da Prefeitura Municipal. Ainda não foi possível entrevistar nenhum diretor escolar, tendo em vista que se negaram a conceder entrevista. Contudo, já foram realizadas duas entrevistas com sujeitos da pesquisa, bem como realizada observação participante registrada em diário de campo entre julho de 2021 e junho de 2022. Os resultados parciais indicam que o cargo de diretor escolar tem importância na dinâmica política e eleitoral do município.