Banca de QUALIFICAÇÃO: JOEX PINTO WANZELER

DISCENTE: JOEX PINTO WANZELER
DATA: 01/07/2024
LOCAL: Campus Universitário do Tocantins-Cametá

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) NA FORMAÇÃO INICIAL DOS EDUCADORES DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO-UFPA-CAMETÁ-PA

Palavras-chave: política de formação de professores; educação do campo; programa residência pedagógica; epistemologia da práxis.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Rural

Este estudo aborda a formação de professores do campo, a partir da análise do Programa Residência Pedagógica - PRP (2018-2020) e sua implementação no Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) da Universidade Federal do Pará – UFPA/Cametá. Ancora-se na pesquisa qualitativa, justificada pela necessidade de compreender profundamente o fenômeno social a partir do meio social e sujeitos envolvidos no estudo. O lócus de investigação foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Orvácio Gomes de Carvalho, na Vila de Juaba, localizada à 28 km da sede do município de Cametá. Nos procedimentos metodológicos utilizamos análise bibliográfica, documental e pesquisa de campo. Como técnica de coleta dos dados, usamos entrevistas semiestruturadas. Preliminarmente, o estudo tem revelado que o PRP, apesar dos desafios e dificuldades vivenciadas pelos residentes, especialmente na falta de harmonização do tempo universidade e ações do programa na escola-campo e, ainda, na incompatibilidade da organização curricular da LEdoC e da escola-campo, a partir da adoção da práxis enquanto princípio formativo, apresenta um potencial formativo  para a educação do campo, sobretudo a possibilidade de uma integração mais estreita entre a teoria e a prática a partir da aproximação entre a universidade e a escola de educação básica e, consequentemente, reflexões dos residentes sobre o processo formativo durante a execução do programa.

Presidente - 2272166 - HELLEN DO SOCORRO DE ARAUJO SILVA
Interno - 3425816 - JOAO BATISTA DO CARMO SILVA
Externo ao Programa - 1821545 - MARIA DA CONCEICAO DOS SANTOS COSTA
Notícia cadastrada em: 18/06/2024 21:35