Banca de QUALIFICAÇÃO: IONARA CONCEICAO LEMOS PINHEIRO

DISCENTE: IONARA CONCEICAO LEMOS PINHEIRO
DATA: 28/06/2024
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEDUC - Campus Universitário do Tocantins/Cametá - turma extra de Tucuruí

AGENCIAMENTOS COLETIVOS NA CENA ROCK EM TUCURUÍ/PA: Práticas Educativas, Feminismos e Resistências Culturais.

Agenciamentos Coletivos; Arte-Educação; Arte Feminina; Movimento Rock Tucuruí; Resistência Cultural.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação

A presente pesquisa de Mestrado em Educação e Cultura investiga as relações que a música-gênero Rock, sobretudo a de autoria feminina, estabelece com a arte-educação desenvolvida em ambientes escolares e em coletivos culturais, tornando-se uma atividade criadora, de intertrocas de saberes e de resistências culturais frente aos padrões machistas da sociedade. A pesquisa é atravessada pela experiência da pesquisadora-educadora com jovens periféricos/as desde 2007 até a atualidade, em atividades que envolvem a Língua Portuguesa, a Literatura, a Produção Textual, o Teatro, a Dança e a Música, em especial o Rock. Assim, o estudo visa cartografar práticas educativas e culturais na cena Rock em Tucuruí/PA e na arte-educação na rede pública de ensino do município, mostrando as estratégias artísticas e pedagógicas utilizadas por arte-educadores/as e educandos/as e os efeitos dessas práticas para a comunidade escolar da qual pertencem. Pretende, ainda, produzir um documentário, a fim de registrar momentos de intertrocas e de partilha de saberes com docentes e fazedores de cultura que promovem atividades em seus coletivos culturais, em especial o Movimento Rock Tucuruí (MRT). No que diz respeito à metodologia, a pesquisa segue as pistas da Cartografia (Deleuze e Guattari, 1995) como processo teórico-metodológico e caminho alternativo para as diferentes perspectivas que este estudo projeta. Além da cartografia, a pesquisa percorre a bibliografia de autores/as e conceitos cunhados a partir dos estudos de Ernest Fischer, João Francisco Duarte, Ana Mae Barbosa sobre Educação, Arte e Arte-Educação, uma vez que esses/as autores/as apontam em suas obras discussões necessárias para compreender a relação da escola com a realidade social, refazem o itinerário da história recente da arte-educação e dão destaque à contribuição artística feminina, muitas vezes subestimada ou invisibilizada. Além dos estudos feministas, a partir de Gerda Lerner, Mari Del Priori, Márcia Tiburi entre outras, para problematizar as práticas sociais e culturais que sustentam há séculos um regime de poder/discurso fundamentado no patriarcado, em detrimento das mulheres e juventudes periféricas. Por fim, a partir dos resultados e discussões, a pesquisa visa abrir passagens para as potências femininas, artísticas e educativas, na cena musical local, bem como destacar as contribuições pedagógicas, artísticas e formativas do MRT como coletivo cultural para a formação de pessoas críticas e sensíveis às questões sociais e políticas da sociedade, além de valorizar a arte-educação na educação básica e outras práticas educativas em Tucuruí e região do lago.

Presidente - 2298298 - GILCILENE DIAS DA COSTA
Interno - 2299112 - JOSE VALDINEI ALBUQUERQUE MIRANDA
Externo ao Programa - 2835103 - BENEDITA ALCIDEMA COELHO DOS SANTOS MAGALHAES
Notícia cadastrada em: 07/06/2024 15:04