Banca de QUALIFICAÇÃO: ENILDO CHAVES CALDAS

DISCENTE: ENILDO CHAVES CALDAS
DATA: 21/06/2024
LOCAL: Campus de Tucuruí

EDUCAÇÃO NO CAMPO: ANÁLISE DA POLÍTICA DO TRANSPORTE ESCOLAR DA VILA ANGELINÓPOLIS, BAIÃO-PARÁ

Transporte escolar. Educação do campo. Segurança Direito a educação

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Rural

A referida pesquisa tem como foco realizar um estudo da política do transporte escolar no município de Baião no Estado do Pará. Pretende-se analisar o caso da Escola Professor Pastor Antenor Rodrigues de Freitas que atende os alunos da Vila Angelinópolis, situada às margens da BR 422. Metodologicamente a pesquisa segue uma abordagem qualitativa. A tipologia da pesquisa é um estudo de caso, tendo em vista a necessidade de evidenciar as características e especificidades dos sujeitos atendidos por essa política. Inicialmente foi feito um levantamento bibliográfico das produções acadêmicas existentes sobre o assunto. As técnicas de coleta de dados são análises documentais, entrevistas semiestruturadas e observações. Os resultados provisórios apontam que o transporte escolar, embora venha sendo ofertado aos alunos, os ônibus não estão dentro dos parâmetros de segurança conforme prevê as normas de segurança do transporte escolar. Outro desafio se encontra nas condições de acesso dos alunos por meio dos transportes tendo em vista as condições de trafegabilidade das estradas e ramais, por não serem asfaltadas, no inverno as viagens tornam-se mais difíceis. Observa-se ainda a grande dependência que os alunos têm do transporte escolar para chegarem à escola, ainda mais para os que ficam mais distantes, a falta do ônibus significa a falta na escola. Diante das primeiras impressões, denota-se a relevância que o transporte escolar representa para que os alunos possam acessar a escolar e garantirem o direito a educação. Assim sendo, há necessidade de se avançar na qualidade da oferta desse serviço a fim de garantir segurança e conforte aos alunos no trajeto casa-escola-casa.

Presidente - 1769176 - ERALDO SOUZA DO CARMO
Interno - 3285940 - ANDREA SILVA DOMINGUES
Interno - 2272166 - HELLEN DO SOCORRO DE ARAUJO SILVA
Externo à Instituição - HELOISA DA SILVA BORGES