SABERES DO TRABALAHO DA/na CONSTRUÇÃO NaVAL ARTESANAL
Trabalho. Educação. Saberes do Trabalho. Dimensões Formativas. Construção Naval Artesanal
A presente pesquisa investiga as experiências e os saberes no/do trabalho da/na construção naval artesanal na cidade de Limoeiro do Ajuru, Estado do Pará, a partir de um estudo de dimensões formativas/educativas derivadas das práxis desses saberes, constituído enquanto ação afirmativa de resistência à lógica destrutiva do capital, materializada na construção da Usina Hidrelétrica (UHE) em Tucuruí-PA. Baseando-se da hipótese que o desenvolvimento de saberes no/do trabalho configura-se enquanto processo constante de produção, [re]elaboração e [re]construção de saberes sociais instituídos nas experiências vivenciadas na produção da existência humana e nas experiências das atividades de trabalho. Ressalta-se que este estudo, faz uso da perspectiva teórica do materialismo histórico-dialético, a qual abrange a alienação, interpretação do contraditório e a dialética da negação da negação como categorias de análise nas [múltiplas] relações histórica e sociais que fundamentam a existência dos sujeitos que integram os ofícios de carpinteiro, calafate e pintor, ofícios esses que configuram a construção naval artesanal (CORÊA, 2017). Neste estudo, se afirma a existência de saberes/conhecimentos [poli]técnicos, que possibilitam a produção diversificada de tipos de embarcação, uma vez que fundamenta as necessidades históricas, sociais e econômicas da região da Amazônia Tocantina. Nessa perspectiva os saberes/conhecimentos e experiências diversas se afirmam como condição seni qua non, para se confrontar um processo de diminuição do trabalho, bem como à consciência de classe. Portanto, os saberes/conhecimentos decorrentes das experiências e/no/do processo de produção e formação, destacam o trabalho como princípio educativo e/ou os princípios educativos do fazer/saber trabalho, assim os saberes/conhecimentos construídos nas experiências e/no/do desenvolvimento organizacional do trabalho, que apresentam evidencias da formação integral dos sujeitos.