MEMÓRIAS E SABERES DAS BENZEDEIRAS/PARTEIRAS QUILOMBOLAS DA COMUNIDADE DO ITACURUÇÁ (ABAETETUBA/PARÁ)
Saberes Tradicionais, Cuidado de si, Parteiras-Benzedeiras. Educação quilombola.
A presente dissertação configura-se na efetividade das experiências vivenciadas do processo das práticas de benzer e parturiar na Comunidade Quilombola de Itacuruçá, a mesma é fruto de minhas vivências e reflexão sobre os saberes tradicionais da comunidade. Minhas inquietações se remetem a analisar e compreender a construção da aprendizagem de benzer/ parturiar e o exercício dessas práticas tradicionais presentes na comunidade, fazendo uma reflexão sobre as narrativas de vida feitas por essas mulheres, suas construções históricas, frente a um contexto sócio cultural em que a comunidade está inserida. Para esse fim, o estudo apoia-se na história oral com recursos etnográficos, através do processo de escuta com utilização de formulários, dirigidos a enfocar essa prática cultural como ação colaborativa e solidária. Fundamentando a pesquisa em autores como: CHARLOT, Bernard. 2000; PORTELLI, Alessandro.1997; PINTO, Benedita Celeste de Moraes; GEERTZ, 1989: LE GOFF, 1990; QUINTANA, 1985, dentre outros. O estudo poderá contribuir tanto para se pensar a vivencia e organização social de povos tradicionais na Amazônia paraense, como destacar os sujeitos sociais que constroem seus saberes a partir da necessidade do cuidado com o outro, demostrando a luta e resistência pela sobrevivência, como também poderá ser útil para refletir possíveis (re) configurações culturais, existenciais e educacionais na comunidade quilombola de Itacuruçá.