O PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA (PDDE) E A GESTÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ (2009 – 2019)
PDDE, conselho escolar, recurso, gestão escolar.
O presente estudo, pretende analisar a Política de transferência de recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e a Gestão dos Conselhos Escolares na execução dos recursos no Município de Cametá para compreender os fatores que levaram à inadimplência dos Conselhos Escolares no Município de Cametá no período 2009 a 2019. Para tanto, o estudo se desdobrará em 3 (três) capítulos, sendo que no primeiro será realizada a descrição do PDDE, assim como a literatura que trata da mesma; no segundo, a descrição de Cametá, da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e do PDDE em Cametá; no terceiro será realizado a análise dos dados coletados na pesquisa de campo. No que diz respeito à metodologia, a pesquisa se configura dentro da abordagem quanti-qualitativa, do tipo estudo de caso, na qual utilizou-se como instrumento de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e documental obtendo os resultados parciais apresentados nesse estudo. A realização da pesquisa no que diz respeito a revisão bibliográfica, se fomentou nas legislações que regem a educação, o PDDE, nos documentos orientadores, assim como também utilizamos autores que tratam sobre essa temática como MAFASSIOLI (2017), CAMINI (2009), CARDOSO (2009), BATISTA (2008), PARO (2002), ALVES (2005).