IDENTIDADE POLÍTICA DOCENTE EM MOVIMENTO: memórias e resistências que protagonizam narrativas de lutas
Identidade Política Docente. Formação de Educadores. Movimentos Sociais. Educação do Campo.
Este estudo versa sobre a identidade política docente em movimento: memórias e resistências que protagonizam narrativas de lutas. Nossa pergunta norteadora buscou identificar: como a constituição da identidade política docente dos egressos da LEDOC na relação o movimento social gera o seu protagonismo nos diversos espaços formativos? Já nosso objetivo geral: analisar a constituição da identidade política docente dos egressos da LEDOC na relação com o movimento social a partir do seu protagonismo nos diversos espaços formativos. A partir disso, nosso referencial teórico-metodológico dialogou com as categorias do objeto de pesquisa discutindo: Identidade política docente com Hall (2000, 2002, 20111), Fleuri (2003), Candau (2010, 2012), Pesquisa-formação com Josso (2010) e Práticas de resistência com Arroyo (2004, 2014) Freire (1987, 1992, 1996, 2008). Assim, nos ancoramos nos estudos da História Oral de perspectiva Decolonial, a partir de Orlandi (1999), Portelli (1997, 2016), Quijano (2000), Mignolo (2010), Mota-Neto (2015), Barros (2021), Walsh, (2009), entre outros. Nos procedimentos metodológicos realizamos análise bibliográfica, pesquisa de campo e observação participante. Como técnica de coleta de dados, realizamos entrevistas semiestruturadas e produção de memorial descritivo com os egressos da LEDOC das turmas de 2014 e 2015, da UFPA, campus universitário do Tocantins/Cametá, que representa nosso lócus e público alvo da pesquisa. A partir dos resultados inicialmente levantados o estudo mostrou, que as identidades têm se constituído política, cultural e socialmente não apenas banhada nos espaços educacionais, mas também nos movimentos sociais, isto mostra o (re)conhecimento das identidades em sua pluralidade, pois expressam sua ligação com a terra aliada a seu modo de sobrevivência, se relacionam e se posicionam a partir do seu lugar de representatividade, nisto, circulam e militam em vários espaços.