CONSTRUÇÃO E DESCONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA: LUGARES DA MULHER NEGRA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ-CAMPUS DE ALTAMIRA
Palavras-chave:
Ensino Superior. Mulher Negra. UFPA. Ações Afirmativas.
A pesquisa aqui desenvolvida visa conhecer o perfil racial e de gênero das estudantes dos cursos de graduação da Universidade Federal do Pará-Campus de Altamira, considerando os anos de 2017 a 2020. Diante da identificação desse perfil, focaremos na presença e trajetória de mulheres negras nos cursos de graduação desta Universidade. Pretende-se evidenciar em que medida seu pertencimento racial e de gênero influenciou e (influencia) no seu ingresso e permanência no ensino superior. Para a realização deste estudo serão realizadas análises documentais para coleta de dados junto a Divisão Pedagógica da UFPA-Campus de Altamira. Essa pesquisa consiste em um método narrativo a partir de entrevistas. Foram selecionadas três mulheres negras que tiveram acesso à universidade através das cotas raciais, duas representantes do curso de Pedagogia e uma da Medicina. Este trabalho contribui para a perspectiva acadêmica e social de trajetórias de mulheres negras na universidade, buscou ainda compreender qual e quais os lugares ocupados por essas mulheres, se elas se sentem representadas no Campus de Altamira, em que medida essas presenças são significativas? Qual o lugar dessa pessoa que fala e se posiciona? Qual o lugar como cidadã emancipada ou não, se tem direito a voz ou não, quais foram os atravessamentos de inferioridade e preconceitos pelas quais elas passaram? De modo geral, os dados indicam um quadro de invisibilidade da população negra na universidade. Além disso, a partir das trajetórias apresentadas, podemos concluir a falta de acolhimento pelo sistema educacional diante do racismo e sexismo, conclui-se que as mulheres negras dispõem de estratégias para ingressar e permanecer no espaço universitário.