PARTICIPAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO NA CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DO MUNICÍPIO DE CAMETÁ: COMUNIDADE DE BELOS PRAZERES
Movimentos sociais. Políticas públicas. SOME.
A presente dissertação analisa a participação dos movimentos sociais da comunidade de Belos Prazeres, município de Cametá, estado do Pará na implementação de políticas públicas educacionais, por meio do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME). Metodologicamente, o texto apresenta uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, com características de uma etnografia. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observações in loco na própria comunidade, objeto da investigação. A conclusão parcial alcançada foi a de, em que pese a participação dos movimentos sociais e sua organização na discussão do SOME como essa política educacional e que trouxe importantes avanços para a comunidade com sua implementação da escolarização, o SOME é uma possibilidade de aumento de escolaridade com perspectivas de continuidade de formação ao ensino médio e que traz características de uma educação do campo e que facilita que os sujeitos do campo vivencie, mantenha-se e trabalhe na própria comunidade de origem, sem precisar se locomover para a acidade, onde, isso aconteceu por muitas décadas, quando não havia essa política pública de educação para o campo.