EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: UM ESTUDO A PARTIR DA PRÁTICA DOCENTE NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL JOVINA MACHADO DOS SANTOS, CAMETÁ-PARÁ
Educação. Diversidade Cultural. Prática Docente
O estudo intitulado: Educação e Diversidade Cultural: um estudo a partir da prática docente na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Jovina Machado dos Santos, Cametá-Pará, faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC) da UFPA-Cametá, relacionado a Linha de Pesquisa: Educação, Cultura e Linguagem, tem como objetivo refletir sobre as possibilidades e desafios do processo educativo e sua relação com da diversidade cultural, visando investigar como se apresentam os aspectos da diversidade cultural no contexto escolar no que concerne a prática docente e entender e explicitar os rumos que a prática docente apresenta quando se considera a diversidade cultural presente na sala de aula. Metodologicamente este trabalho valeu-se da análise bibliográfica, assim como de uma pesquisa de campo através de registros por meio de observação e entrevistas, caracterizando-se como uma abordagem qualitativa, que por sua vez permitiu uma convivência mais próxima entre a pesquisadora e sujeitos da pesquisa (diretor, coordenador pedagógico, professores e alunos). Tem como apoio teórico os estudos de LARAIA (2006) com reflexões sobre o conceito de Cultura; COELHO & COELHO (2008) e PAPIS & MARTINS (2014) discutindo sobre diversidade cultural e educação; CANDAU (1988), FELDMANN (2009) e FREIRE (1996) contribuindo com a reflexão sobre prática docente, além de outros notadamente importantes para o desenvolvimento deste trabalho. Cuja temática se entrelaça no cotidiano escolar e configura a realidade educativa dos principais sujeitos de uma sala de aula. Preliminarmente pode-se apontar que apesar das constantes discussões sobre a educação e diversidade cultural no que concerne o respeito e valorização, dados da pesquisa constatam que a professora mesmo com tantos desafios busca realizar uma prática docente que envolva, valorize e desperte o respeito entre os alunos baseado na diversidade que eles representam. Além do mais há um grande trabalho voltado para minimizar as atitudes que expressam preconceito e discriminação de religião, etnia e outros.