PRÁTICAS EDUCATIVAS EM CANAIS DE FILOSOFIA NO YOUTUBE
Multiletramentos Filosóficos, Plataformização, Educação e Cibercultura,
Netnografia, Paradigma da Navegação.
As relações intersubjetivas que ocorrem com a mediação de dispositivos digitais têm promovido
novas possibilidades para as práticas educativas e também novas ambiências em que tais
práticas acontecem. Entre elas, estão as plataformas on-line, especialmente o YouTube, as quais
são experimentadas como espaços-tempos de discussão acerca de saberes filosóficos. Quais as
práticas educativas presentes em canais do YouTube contribuem para um pensar/fazer
filosófico com o cotidiano? É o problema em que nos lançamos a responder. Este trabalho tem
como objetivo geral, portanto, compreender as práticas educativas em canais do YouTube para
a construção de um pensar/fazer filosófico cotidiano. Os objetivos específicos são: 1-
compreender a agência das plataformas de redes sociais online, especialmente o YouTube; 2-
Construir um panorama da criação filosófica no YouTube; 3- Observar as inventividades e
astúcias dos praticantes-filósofos em canais do Youtube; 4- Apontar questões acerca das
possibilidades que aparecem para o aprofundamento consciente da filosofia na cultura
brasileira. Com base nos pressupostos epistemológicos da multirreferencialidade (ARDOINO,
1998) e dos/com os cotidianos (CERTEAU, 1994), recorremos à metodologia netnográfica
(KOZINETS, 2014) para analisar dezesseis vídeos e seus respectivos comentários em três
canais de filosofia na plataforma on-line YouTube. Alguns achados apontam para a
preponderância que a comunidade tem sobre o canal, alargando, subvertendo e até
contradizendo os saberes produzidos pelo youtuber bem como ser um espaço de promoção de
saberes que não estão colocados no dia-a-dia das pessoas, popularizando de forma crítica o
pensar/fazer filosófico na/com/a partir da cibercutura.