PERMANÊNCIA DOS/AS JOVENS NAS UNVERSIDADES PÚBLICAS PARAENSES: uma análise dos desafios enfrentados pelos/as alunos/as oriundos do PSE quilombola no Baixo Tocantins.
Universidade. Permanência. Políticas Afirmativas. Expansão do Ensino Superior.
Esta dissertação tem como objetivo apresentar um estudo baseado na perspectiva do Materialismo histórico-dialética sobre a permanência de jovens nas universidades públicas paraenses, com uma análise voltada para os desafios enfrentados pelos alunos oriundos do PSE quilombola no Baixo Tocantins. Trata-se de estudos de casos realizado com alunos da Universidade Federal do Pará, oriundos das comunidades quilombolas de Umarizal e Igarapé Preto, localizadas no município de Baião-PA, na região do Baixo Tocantins. A pesquisa dialogou com questões já postas, através de estudos de campo em busca das especificidades que as comunidades apresentam, bem como suas características sociais. Os resultados preliminares desta pesquisa explicitam que a Universidade Federal do Pará (UFPA), tem mostrado avanços positivos relacionados à permanência de jovens quilombolas na universidade, através de sua autonomia e de políticas afirmativas, no entanto, ainda não suficiente. Em relação aos estudantes quilombolas, as dificuldades econômicas estão presentes em suas trajetórias. Neste contexto marcado por diferentes classes sociais, tornam-se cada vez mais difíceis suas permanências nas universidades. Nesse sentido, os auxílios têm contribuído de forma significativa para que uma parcela desses alunos tenham concluído suas graduações e outros consigam permanecer.