PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES NEGROS QUILOMBOLA SOBRE SUAS IDENTIDADES ETNICO-RACIAIS NA ESCOLA DA COMUNIDADE
Jovens Negros; Estudantes/Educação; Quilombo; Identidades.
A pesquisa foi desenvolvida na Comunidade Quilombola São José da Povoação, no Rio Mutuacá, interior do Município de Curralinho, Estado do Pará. Buscou-se compreender a percepção dos estudantes negros quilombola sobre suas identidades étnico-raciais apreendidas na escola da comunidade. Para tanto, teve-se como metodologia a pesquisa qualitativa e como instrumento de coleta de dados a entrevista aberta gravada, realizada com jovens que experienciaram diferentes níveis de educação formativa na escola local e aqueles que tiveram a oportunidade de viver a experiência da educação fora da comunidade. Tendo-se como questionamento central as experiências que os estudantes quilombolas apresentam sobre suas identidades étnico-raciais apreendidas na escola da comunidade. Desta forma, os resultados apresentam grande relevância social no sentido de compreender o papel formativo da educação como instrumento para a transformação da realidade social através da compreensão histórica e do combate ao racismo. A pesquisa está sendo estruturada em três capítulos sendo o primeiro composto pelos referenciais teóricos e compreensão conceitual do objeto de estudo. No segundo destaca-se a comunidade, seus povo, sua cultura e sua escola. E por fim, o terceiro capítulo destaca as experiências vividas pelos estudantes quilombolas (negros) na educação escolar formal.