Banca de QUALIFICAÇÃO: EDILEUZA GONCALVES PIMENTEL

DISCENTE: EDILEUZA GONCALVES PIMENTEL
DATA: 26/07/2024
LOCAL: Universidade Federal do Pará/Campus Universitário do Tocantins

SABERES DE PROFESSORES: ESTUDOS SOBRE PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL DE JOVENS E ADULTOS - EEJA

Saberes docentes, Educação Especial; EEJA; Práticas de ensino. Escolarização.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

O presente estudo trata sobre “Os saberes de professores: Estudos sobre práticas de ensino na Educação Especial de Jovens e Adultos- EEJA”. A EEJA é uma ação educativa com interface da Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial, desenvolvida para o atendimento de estudantes Público-alvo da Educação Especial-PAEE, em defasagem idade/ano, de modo a assegurar-lhes o direito constitucional. Objetiva analisar os saberes docentes à prática inclusiva de estudantes com deficiência, PAEE, no ensino regular, ou seja, na interação entre a lógica da escolarização frente a formação das práticas docentes. A escolha do objeto está vinculada, a minha experiência vivida no Município de Tucuruí/PA, na EMEF. Prof. Darcy Ribeiro, como assessora pedagógica de Educação Especial Inclusiva, onde pode observar a difícil tarefa dos professores de ensinar alunos com deficiência. A pesquisa se apoia  na  abordagem qualitativa, na modalidade de estudos de casos, , apropriando-se de documentos legais, de teses, e legislações defendidas no Brasil. Os resultados revelaram até o momento, que a EEJA se apresenta como um projeto inclusivo bem-sucedido ao possibilitar o acesso e a permanência na educação, a continuidade da escolarização e a inserção social de estudantes com deficiência intelectual e autismo, atendendo às finalidades reparadora, equalizadora e qualificadora colocadas para a Educação de Jovens e Adultos, porém referente as práticas de ensino do professor, verificamos que há contradições entre o que e como ensinar para esses estudantes . Aponta-se que para o avanço da experiência em andamento e da educação inclusiva pesa a possibilidade substitutiva do currículo tradicional e a mudança das práticas de ensino, com espaços e tempos padronizados, sinalizando para a importância de se discutir, pensar e pesquisar propostas curriculares construídas sob novas bases, abertas à diversidade.

Presidente - 1885506 - EGIDIO MARTINS
Interno - 2135605 - WALDMA MAIRA MENEZES DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2835103 - BENEDITA ALCIDEMA COELHO DOS SANTOS MAGALHAES
Notícia cadastrada em: 08/07/2024 10:08