PEDAGOGIA ALFABETIZADORA SIGNIFICATIVA: Intercambiamentos teóricos e empíricos
Linguagem; Alfabetização; Alfabetização; Significação.
Esse trabalho traz como título Pedagogia Alfabetizadora Significativa: Intercambiamentos teóricos e empíricos. O presente estudo busca compreender as práticas de alfabetização utilizadas nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir disso objetiva-se evidenciar os caminhos que leve a uma pedagogia alfabetizadora significativa através do intercambio de estudos teóricos e análises de pesquisas empíricas. Subsidiado pela teoria Vygotskiana e colaboradores, e pelo método de alfabetização freireano, para explorar a significação, a interação social, os signos, a relevância do conhecimento empírico constituído socialmente etc. Corroborando com a produção desta pesquisa foram utilizados os seguintes autores: Bagno (2001), Braggio (1992), Brandão (1981), Bakhtin (2006), Freire (1967; 1996, 1979), Neves (1997), Pino, (2005), Saussure (2012), Vygotsky (1991; 2001) dentre outros. Dito isso, o tema desta pesquisa é decorrente de reflexões iniciadas ainda no período da graduação, subsidiado por análises teóricas e atividades práticas. Para atender as orientações metodológicas da pesquisa recorreu-se à metodologia de análise bibliográfica de material empírico, sendo que para isso foram selecionadas 2 (duas) monografias e 1 (uma) dissertação totalizando três pesquisas. Portanto, tomou-se Vygotsky e Freire como autores centrais na pesquisa, a fim de discutir o processo de alfabetização, pois na perspectiva vygotskiana “nós nos tornamos nós mesmos através dos outros”, e tangenciando o processo de ensino-aprendizagem é inerente o contato com o outro, nesse sentido Ele destaca ainda que o mediador entre o indivíduo e o outro é a significação. Além disso, poucas vezes, em toda a história da educação, um método de alfabetização se mostrou tão eficaz como o freireano, por isso a necessidade e relevância de articular esses dois teóricos em prol de uma alfabetização humanizadora, libertária, significativa, dialógica, cultural, onde cada indivíduo seja percebido como agente histórico.
PALAVRAS-CHAVE: Linguagem; Alfabetização; Significação.