Transescritas Cartográficas da Diferença: Movimentos para Transcriar a Educação com Lispector e Woolf
Transescrita. Transcriação. Educação. Clarice Lispector. Virgínia Woolf.
Transescritas de Virgínia Woolf e Clarice Lispector impulsionam pensamentos para transcriar a educação, por meio das entre-imagens suscitadas nas obras Mrs. Dalloway (2017) e Orlando (2014), de Woolf, e A paixão segundo GH (2009) e A hora de estrela (1998), de Lispector. Literatura, filosofia da diferença e educação entrelaçam-se por meio das linguagens em transe das autoras, potências criadoras que se esbarram e se afastam, a compor provocações múltiplas sobre outros modos de ver, viver e entender o âmbito educacional. As linhas de fuga, por caminhos cartográficos, andarilham com intercessores como Deleuze e Guattari, Corazza, Bachelard, Barthes, Rolnik, Passos, Butler, Foucault, Gallo, Tadeu, Zordan. Transcriando uma educação de multiplicidades singulares, por meio das transescritas de Virgínia e Clarice, torna-se o corpo da educação um território móvel de desterritorializações, devires, criações transversalizadas. Em cada rachadura exposta, uma fresta se abre para o pensamento, deslocando-o até os cantos obscuros, os corpos abjetos, os tempos extemporâneos, o avesso e o indômito da educação, entre outros. Virgínia Woolf e Clarice Lispector, potentes de entre-imagens que impulsionam pensamentos da diferença na educação, deixam seus rastros como fantasmas, como sombras, como novas tintas a serem transcriadas e borradas, como Orlandes e Macabéas, GHs e Clarissas, como umidades e capins que insistem em nascer nos espaços mais incômodos. Nas experimentações de uma educação da diferença pelas transescritas rizomáticas de Lispector e Woolf, ressoam desse encontro movimentos de rebentação em direção ao território escolar, tendo agora sua superfície desterritorializada ao encontro da indeterminação, da fúria e do trajeto tempestuoso de um mar agitado que o invade. As artes transescritas de Woolf e Lispector desaguam platôs para o rizoma de um transcriar a educação com a diferença.