O PERFIL DOS GESTORES MUNICIPAIS DA EDUCAÇÃO EM CAMETÁ (2001-2020)
Perfil. Gestores. Paradigmas de gestão
Objetiva-se analisar o perfil dos gestores municipais da educação em Cametá, tendo em vista as possíveis similaridades ou diferenças entre o perfil dos gestores do Partido dos Trabalhadores (2001-2004 e 2013-2016) e o perfil dos gestores do grupo liderado por José Waldoli Filgueira Valente (2005-2008, 2009-2012 e 2017-2020). A metodologia fundamenta-se na abordagem qualitativa, utilizando-se as técnicas de questionário fechado, aplicado com uma amostra de 53 gestores de alto e médio escalão pertencente aos dois grupos, entrevista semiestruturada, que será aplicada com uma amostra de quatro gestores, sendo dois de cada grupo, e se possível observação participante, ainda a ser realizada. O referencial teórico base para esta investigação parte da reflexão sobre os principais paradigmas de gestão, a saber, o burocrático, gerencial, democrático e clientelista. Dentre os resultados parciais do estudo verificou-se que existem dois grupos que se alternam na gestão da educação municipal. O primeiro gira em torno da estrutura do Partido dos Trabalhadores, com 43% dos gestores respondentes filiados ao partido, o segundo grupo gira em torno de uma liderança, em que os membros não são vinculados a partido. A quantidade de gestores que atuou em cada grupo é diferente, pois o primeiro grupo, durante seu período de atuação, em apenas duas gestões municipais, contou com um total de 47 gestores, enquanto o segundo grupo, que esteve na prefeitura durante três mandatos, apresentou um número inferior, de 29 gestores. Ambos os grupos são constituídos em sua maioria por mulheres e recrutam a maioria dos gestores de médio escalão dentro do funcionalismo público do setor educacional, com destaque para os funcionários na própria Secretaria Municipal de Educação, pois 56% dos respondentes são concursados e lotados nessa secretaria. Em relação à formação, 68% dos gestores respondentes do questionário tem graduação em pedagogia e 72% tem especialização (pós-graduação lato sensu). O primeiro grupo é, em seu conjunto, mais escolarizado, com 49% de gestores com título de mestrado frente a 17% no segundo grupo.