O CURRÍCULO DO PROGRAMA PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO DISTRITO DE JUABA (CAMETÁ /PARÁ).
Currículo, Projovem Campo Saberes da Terra, Educação do Campo.
Este estudo é fruto de uma pesquisa, em desenvolvimento, sobre a temática: O Currículo do Programa Projovem Campo Saberes da Terra: Uma Análise da Experiência do Distrito de Juaba (Cametá /Pará) tendo por objetivo analisar como as práticas curriculares que são desenvolvidas pelo Programa Saberes da Terra estão contribuindo, na vida de jovens agricultores do campo na construção e/ou fortalecimento de seus saberes tradicionais, práticas culturais e agrícolas vinculados ao mundo do trabalho e sua emancipação; considerando não só as orientações curriculares desenvolvidas pelos docentes voltadas para a valorização dos saberes e da cultura do agricultor, mas o caráter transformador, emancipador do programa destinado a esse aluno. Tomando como objeto de estudo o currículo dos Saberes da Terra, por um campo de estudo amplo, a Educação do campo. Através da Pesquisa Etnográfica e a abordagem Qualitativa e o enfoque critico - dialético. Como instrumento de coleta de dados, análise documental, observação participante e entrevista semiestruturada; viabilizando recolher informações necessárias para a análise interpretativa-crítica dos dados coletados. Dentre os resultados dessa análise inicial algumas proposições são possíveis perceber: as atividades curriculares desenvolvidas pelo programa vêm cooperando na vida dos campesinos, respeitando seus saberes tradicionais que vem do trabalho e as práticas agrícolas; bem como identificar que algumas proposições orientadas pelas Diretrizes Operacionais da Educação do campo vêm se concretizando, no que tange a garantia de direitos educacionais próprios aos povos do campo, porém, precisa ser ampliado esse atendimento, por meio de políticas públicas efetivas, para que estes possam ter a oportunidade de ascender sócio, político, econômico e culturalmente na sociedade.