ESPAÇOS E LUGARES ASSURINI: UM ESTUDO SOBRE A TERRITORIALIDADE DA TERRA INDÍGENA TROCARÁ
Educação, Espaço, Territorialidade, Escola Indígena; Material didático.
O trabalho tem como objetivos analisar a percepção sobre espaço geográfico e territorialidade dos alunos do 6º ano da Escola Warara’awa Assurini a partir da criação de uma cartilha didática sobre o território Assurini. Da mesma forma, visa analisar o espaço onde os alunos do 6º ano da Escola Warara’awa Assurini vivem, buscando identificar qual a contribuição da cartilha sobre o espaço geográfico e territorialidade no aprendizado dos alunos da Escola Warara’awa Assurini, no sentido de verificar de que maneira o material didático construído de maneira diferenciado contribui na formação efetiva dos alunos indígenas. A proposta de estudo se constitui em uma pesquisa qualitativa, por entendermos que esta responde melhor aos objetivos e problemática apresentada neste estudo. Segundo Lukde e André (1986), a pesquisa qualitativa “supões o contato direto e prolongado do pesquisador com o ambiente e a situação que está sendo investigada através do trabalho intensivo de campo” (Ludke; André, 1986, p. 11). Assim sendo, nos seus procedimentos, a entrevista semiestruturada na qual será aplicado um roteiro de questionamentos, onde os colaboradores da pesquisa, serão instigados a partilhar seus conhecimentos sobre a cultura Assurini. Cabe mencionar que o roteiro servirá apenas para orientar as entrevistas, não como uma conversa formal e rígida, mas como uma conversa informal sobre a temática a ser realizada com os sujeitos mais velhos da aldeia para identificarmos a noção de espaço, lugar, território e territorialidade segundo o povo Assurini.