EDUCAÇÃO MUSICAL E PRÁTICAS DECOLONIAIS: A MUSICALIZAÇÃO POPULAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO MUSICAL EM AMBIENTE ACADÊMICO
Educação Musical; Cultura popular; Práticas Decoloniais
Esta pesquisa objetiva abordar a educação musical e práticas decoloniais destacando a musicalização popular e suas contribuições para a formação musical em ambiente acadêmico. Nesse sentido, foi criado um projeto de extensão como forma metodológica no Instituto Educacional Carlos Gomes (IEGG) na intenção de que fazedores da cultura popular, não pertencentes ao mundo conservatorial, possam compartilhar e aprender saberes outros com um alunado que já faz parte do universo da música erudita, destacando as relações culturais e as representações identitárias de um repertório musical típico da Amazônia e a importância desses saberes tradicionais nas questões de pertencimento de um povo. Pretende-se, ainda, evidenciar a experiência da musicalização popular como forma de destacar sua importância, valorizando os saberes, os ritmos, a musicalidade presente no evento cultural. Esta pesquisa nos mostra que existem linhas de fugas que podem ser traçadas a partir de um movimento decolonial feito por professores que desenvolvem suas práticas de educação musical no IECG em parceria com agentes culturais que enxergam o IECG do outro lado do muro da Instituição.