AS INTERCORRÊNCIAS DO GERENCIALISMO NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO: O CASO DAS ESCOLAS PUBLICAS URBANAS DE CAMETÁ-PA
Gerencialismo; BNCC; educação.
O referido trabalho tem por objetivo contemplar de forma analítica as intercorrências do modelo de administração Gerencialista repercutindo o “Novo Ensino Médio” (NEM) das Instituições desse nível de ensino Públicas Urbanas da Cidade de Cametá-PA, como fruto adoção da Medida Provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016, que abriu espaço para Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao alterar a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a chamada Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Nesse sentido, afim de possibilitar as discussões e reflexões sobre o tema proposto, se conta com as contribuições de teóricos como HARVEY (2008), SILVA JR (2002), COSTA (2010) e SAVIANI (2007, 2016) dentre outros autores que contribuem na fundamentação e analises realizadas. Sendo assim, se toma como direcionamento metodológico a perspectiva materialista histórica dialética, onde são selecionadas as seguintes categorias respectivamente: Totalidade, Contradição, Reprodução e Hegemonia. Dentro desse, contexto, a partir do método qualitativo e da analise documental e de conteúdo, se poderá fazer inferências a respeito do objeto em estudo. Dessa forma, diante das análises iniciais, pode-se constatar que, pela perspectiva conceitual e simbólica o currículo no “Novo Ensino Médio”, recebe influencias e princípios e direcionamentos da matriz capitalista e/ou gerencialista. Assim, o presente texto está estruturado respectivamente em: Introdução, contextualizando a temática, em três capítulos denominados: Metamorfose Capitalista: Progenitora Gerencial, Lógica Gerencial e “Novo Ensino Médio”: BNCC das Competências; Resultados e Discussões; Conclusão e Referências Bibliográficas.