SABERES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Saberes. Professores de Educação Física. Relações Étnico-raciais. Formação. Prática Docente.
A referida pesquisa estuda os saberes dos professores de educação física sobre as relações étnico-raciais, abordando conceitos de raça, racismo e racialismo, perpassando pela formação de professores. Baseia-se em Todorov (1993), Hofbauer (2006), Moore (2007) e Pereira (2007) que abordam conceitos de raça, racismo e racialismo; Tardif (2007), Imbernón (2009) e (2011), Charlot (2007) que abordam múltiplos saberes docentes e a formação de professores respectivamente. Esta pesquisa investiga como e quando os professores aprendem saberes e conhecimentos sobre as relações étnico-raciais e como ensinam estes conteúdos. Utilizou-se como metodologia a história de vida, a fim de conhecer como se deram seus processos de formação através de questionário prévio e entrevistas. A pesquisa se deu com professores de educação física do Instituto Federal do Pará. Os resultados obtidos até aqui, dão conta de que a formação dos professores em sua maioria não contou com disciplinas específicas sobre as relações étnico-raciais, que a maioria dos professores se declara preto ou pardo e que há uma dificuldade em sua grande maioria, de tratar das relações étnico-raciais nas aulas de educação física, o que pode de certa maneira, perpetuar o racismo.