TERRITÓRIO EDUCATIVO DAS ÁGUAS: Os saberes inviabilizados no currículo das escolas multisseriadas ribeirinhas no Arquipélago do Marajó, Pará
Palavra-chave: Currículo, Educação ribeirinha, Saberes Culturais.
Este trabalho analisa o Território Educativo das águas tecendo um estudo acerca dos saberes culturais e do currículo das escolas multisseriadas ribeirinhas no Arquipélago do Marajó/Pará, no qual busca-se problematizar o currículo e os saberes culturais enquanto elementos de constituição dos sujeitos do município de Ponta de Pedras, Marajó-PA. Para tanto, procurou-se compreender essas relações a partir dos eixos de análise a educação ribeirinha, saberes culturais e currículo. Os estudos sobre currículo e a relação deste com a realidade cultural dos estudantes que vivem no município, com a finalidade de dar visibilidade aos saberes locais que constituem as identidades culturais dos ponta-pedrenses ribeirinhos. Do ponto de vista metodológico, as análises da pesquisa em questão, epistemologicamente, estão sustentadas no referencial do materialismo histórico dialético (MARX, 2008) Neste contexto, as categorias totalidade, contradição e mediação configuram-se aqui como fundamentais para a compreensão de como as relações histórico-social estruturam a materialidade dos saberes culturais que caracterizam os sujeitos ribeirinhos de Ponta de Pedras, além de vislumbrar de que modo o currículo escolar influencia na constituição do sujeito marajoara. Para discutir a concepção de currículo apoiamo-nos nas ideias de Moreira e Candau (2004; 2008), Moreira (2002; 2009; 2012); Sacristán (1995, 2012, 2013), Apple (2006), Santomé (1995, 2013), Arroyo (2011; 2012) e Silva (1995), mediante a categoria escolas ribeirinhas, utilizamos das concepções de Dias (2009); Lima (2011); Oliveira (2001, 2003, 2008, 2011, 2015); Carmo (2016); Pires (2016); Hage (2005, 2010, 2012, 2015), Caetano (2013), Costa (2021), e por fim, para norteados a categoria Saberes Culturais nos detemos aos estudos de Rodrigues (2012), Basílio (2006) e Marín (2007), entre outros que desenvolvem estudos dentro interligado a área de estudo desta pesquisa. Logo, esta dissertação se deu no território ponta-pedrense com um olhar voltado aos conteúdos curriculares estabelecidos como processo de seleção e organização, com intuito de questionar e analisar as propostas curriculares vigentes e verificar se/como os sujeitos das escolas ribeirinhas (professores e estudantes) estão abordando tais saberes no currículo, de modo a contribuir para o reconhecimento e fortalecimento das identidades marajoaras. Assim, chego às conclusões parciais, averiguou-se até o momento, que ainda persiste uma visão tradicional de currículo, dentro de uma perspectiva cultural conservadora, fixa o conhecimento como fato, como informação. É notável nas construções curriculares disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Educação para aquela série, com pouca ou nenhuma alteração, discussão e transformação. No entanto, para a finalização deste trabalho iremos adentrar a fala dos sujeitos que vivenciam os impactos desses documentos, os professores que trabalham com esse currículo que não provocam a necessária inserção e visibilidade dos saberes locais produzidos nos contextos culturais dos estudantes.