A ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE APOIO ESCOLAR NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM AUTISMO DO ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE TUCURUÍ (2022-2024)
Política Educacional. Profissionais de Apoio Escolar. Aprendizagem. Autismo.
Ojetiva-se analisar a atuação dos profissionais de apoio escolar da Secretaria Estadual de Educação do Pará para o processo de ensino-aprendizagem de discentes com autismo em uma escola estadual de Ensino Médio na cidade de Tucuruí. A pesquisa se fundamenta na abordagem qualitativa, com enfoque no materialismo histórico-dialético, utilizando o estudo de caso de tipo etnográfico, cujo procedimento de coleta de dados é a revisão de literatura, entrevistas, observação participante e análise documental. Os dados serão interpretados segundo a análise temática. O estudo terá como base teórica Bezerra (2020), Carnoy (1994), Marin e Sampaio (2004), Mazzota (1993), Marx e Engels (1993), Vygotsky (1991), entre outros autores. No atual momento deste trabalho, constatou-se que o profissional de apoio escolar é um estagiário posto na função equivalente a um professor especializado, o que demonstra uma precarização de suas condições de trabalho. Nesse contexto, com a realização da presente dissertação, espera-se investigar a atuação dos profissionais de apoio escolar da SEDUC no processo de ensino-aprendizagem de alunos com autismo de uma escola estadual de Tucuruí a partir desta precarização e de outros elementos.