Os dizeres discentes sobre videoaulas no YouTube - Alguns alinhavos entre discursos e Educação
Videoaula; Discurso, Ensino; YouTube; Ensino-aprendizagem
Nesta pesquisa de mestrado, intitulada Os dizeres discentes sobre videoaulas no YouTube - Alguns alinhavos entre discursos e Educação, tivemos como objetivo, a partir de um viés discursivo, problematizar o que os alunos dizem sobre as videoaulas do YouTube, quando utilizadas como ferramenta didático-pedagógica, a partir dos dizeres de 15 alunos do terceiro ano de uma escola de ensino médio em Tucuruí-PA, 25 recortes discursivos, extraídos de entrevistas gravadas em áudio na escola. Partindo do pressuposto de que o discurso revela as identidades e as ações pedagógicas, tanto dentro como fora da sala de aula, assim apontamos a hipótese de que o discurso dos alunos constrói o modelo pedagógico do uso do YouTube como ferramenta pedagógica complementar de ensino-aprendizagem. Utilizamos, neste trabalho, o método qualitativo, buscando analisar como os alunos, que utilizam as videoaulas do YouTube para estudar, se expressam ao falarem acerca dessas videoaulas, com a intenção de compreender as construções ideológicas, que estão presentes no conteúdo do objeto que estamos estudando, ou seja, fazemos uma análise dos contextos da estrutura pedagógico-social em que o discurso se insere. Para isso, nos utilizamos de fontes verbais e fizemos a gravação de 15 entrevistas em áudio, com alunos do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Simão Jacinto dos Reis em Tucuruí-PA, entrevistas estas que foram transcritas e posteriormente analisados os recortes discursivos dos entrevistados, de acordo com o dispositivo da Análise do Discurso. Após a realização das análises, constatamos, nos resultados, o que já tínhamos como hipótese, de que as videoaulas do YouTube são muito utilizadas por professores e alunos para auxiliar no ensino-aprendizagem, entretanto, com a pesquisa comprovamos, por meio dos recortes discursivos, que as videoaulas do YouTube são muito mais usadas como ferramenta pedagógica do que imaginávamos, e são consideradas muito boas pelos alunos, mas que segundo os entrevistados não substituem uma aula presencial com o professor na escola, apontando que a Análise do Discurso é muito importante para desvelar realidades, que ainda não sabemos bem como funciona. Logo, é importante dizer que o desenvolvimento deste trabalho se deu por meio de diálogos e alinhavos teóricos ao estudo do discurso, e áreas convergentes como: novas tecnologias na educação e mediação pedagógica, dotadas da possibilidade de discussão visando ao olhar transdisciplinar. Desse modo, realizamos esta pesquisa pautada no crescimento vertiginoso do uso de videoaulas do YouTube, como ferramenta de ensino complementar, que se deu por conta da pandemia do coronavírus, em que as escolas foram obrigadas a ministrar aulas por meio remoto, inclusive com o auxílio de videoaulas, e tivemos nessa pesquisa a curiosidade de saber o que os alunos dizem sobre essas videoaulas. Pretendemos, então, contribuir com a reflexão e a melhor compreensão, sobre como os professores usam as videoaulas no ensino, e o que os alunos pensam sobre o uso dessa ferramenta no seu ensino-aprendizagem.