O percurso da negritude feminina na Educação e em cargos de gestão no município de Tucuruí, PA
Análise do Discurso, Mulheres Negras, Negritude.
Este trabalho aborda a trajetória de mulheres negras em cargos de gestão na educação, com foco nos desafios diários que enfrentam na cidade de Tucuruí-Pará. Utilizando uma análise discursiva, busca-se compreender o processo de reexistência dessas mulheres nesses cargos. O objetivo geral busca analisar discursivamente o percurso de mulheres negras em cargos de gestão. Os específicos buscam identificar os obstáculos enfrentados através dos dizeres dessas mulheres e também contribuir para estudos na área da educação, cultura e linguagem, destacando as narrativas de professoras-negras. A metodologia adotada é interpretativista, incluindo: Entrevistas semiestruturadas, gravadas e transcritas, Análise do Discurso, baseada nos estudos de Coracini (2010), Foucault (1986, 2010), Lopes (2018), Orlandi (1989, 1994, 2001, 2003, 2008 e 2010) e Pêcheux (1990). Com identificação das categorias Educação, Liderança e Racismo, organizadas em três eixos: lugar e espaço uma análise discursiva, acadêmico e profissional. Os resultados preliminares revelam persistentes desigualdades e preconceitos, destacando a necessidade de valorizar a diversidade e competência das mulheres negras. As conclusões sugerem que, para efetivar a mudança, é imprescindível o desenvolvimento de políticas públicas inclusivas e a desconstrução de narrativas estereotipadas, promovendo a representatividade e a competência dessas profissionais.