Representações docentes: Deslizamentos de sentidos na/sobre as afro-religiões na cidade Amazônica de Tucuruí/PA
Análise do discurso; educação; cultura; Lei 10.639/03; Afro-religiões.
Esta pesquisa parte da necessidade de problematizar os dizeres dos educadores (professores, equipe técnica e gestão escolar), sobre as afro-religiões produzindo interdiscursos que influenciam e contribuem no apagamento, silenciamento das afro-religiões enquanto parte indissociável da nossa cultura. Diante desse contexto, tem-se como objetivo geral: problematizar as representações emergentes nos dizeres dos professores da Escola Estadual de Ensino Médio "Ana Pontes Francez”, no que se refere às afro-religiões. Nesse sentido, delimitaram-se os seguintes objetivos específicos, a saber: a) Identificar se há representações de resistência nos dizeres de professores quando se referem a aplicação da/na Lei 10.639/2003; b) Contribuir com as discussões que promovam o entendimento da importância histórica e social das afro-religiões. Trata-se de uma pesquisa qualitativa analisada por um viés discursivo que nos levará aos deslizamentos de sentidos e atravessamentos contidos nos dizeres dos professores. Para embasar o aporte teórico-metodológico da Análise do Discurso em/na nossa pesquisa, dialogamos com os autores Michel Pêcheux, Michel Foucault (2006; 2010), Maingueneau (2014), Orlandi (2008), Coracini (2010; 2016), Hall (2005), e outros. Temos ainda como aporte teórico fomentar a reflexão acerca da temática “Educação para as Relações Étnico e Raciais”, com autores que problematizam a trajetória da educação e a sua relação com a cultura e as afro-religiões com ênfase à autores(as) paraenses, como: Campelo, Conrado e Ribeiro (2015); Amador (2019); Prandi (1998); Farias (2016); Bento (2022); Munanga (2019), Almeida e Sanches (2016), entre outros. O corpus de análise é composto por entrevistas semiestruturadas com educadores da Escola Estadual de Ensino Médio "Ana Pontes Francez", gravadas em áudios com transcrição em aplicativo.