DIRETORES ESCOLARES E A POLÍTICA DE INDICAÇÃO/NOMEAÇÃO NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DO MUNICIPIO DE CAMETÁ
Gestão escolar; diretor escolar; indicação política.
Esta pesquisa tem como objetivo descrever como se configura a atuação dos diretores de cinco escolas urbanas da Rede Pública Municipal de Educação de Cametá, cuja forma de provimento à função foi a indicação política. Trata-se de estudo de caso descritivo, em abordagem qualitativa, de cunho etnográfico, que utilizou como instrumento de coleta de dados elementos de auto-etnografia, entrevistas, análise documental e observaçaõ simples. Para o aprofundamento da pesquisa, elencamos três questões norteadoras: Quais foram os requisitos que professores precisaram atender para que fossem indicados para a função de diretor em cinco escolas urbanas da Rede Pública Municipal de Educação de Cametá? Como esses diretores escolares visualizam a relação entre a forma de provimento e a forma como atuam na função? Quais as estratégias que esses diretores escolares utilizam para atender às demandas político-eleitorais daqueles que os indicaram para a função?