Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIO ANTONIO TRINDADE ANDRADE

DISCENTE: CLAUDIO ANTONIO TRINDADE ANDRADE
DATA: 30/07/2024
LOCAL: CUNTINS/UFPA

Alfabetização e Letramento na educação básica: análise de uma experiência na EMEIF Santa Terezinha, Cametá, Pará.

Alfabetização; Letramento; Práticas docentes; Formação de Professores; SEMED/Cametá.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

Este texto de qualificação, pesquisa de natureza qualitativa caracterizada como estudo de caso e vinculada à linha Cultura e Linguagens, do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura/CUNTINS/UFPA, apresenta uma primeira escrita sobre a pesquisa “Alfabetização e letramento na educação básica: análise de uma experiência na EMEIF Santa Terezinha, Cametá-PA”. O objetivo central deste estudo surge a partir da preocupação sobre as escolas da rede pública municipal de ensino fundamental do muncipio de Cametá no que tange à problemas de leitura e escrita, na lacuna existente entre a concepção que os professores tem sobre alfabetização e letramento e suas práticas educativas em sala de aula. Portanto, este trabalho traz uma reflexão sobre o fazer e o refazer pedagógico, no que tange ao ensino de leitura e escrita, bem como a análise do trabalho docente desenvolvido pelas  professoras da EMEIF Santa Terezinha em duas turmas de vinte alunos do segundo ano do ensino fundamental. Nesse sentido, temos como objetivos específicos identificar a concepção e práticas docentes sobre alfabetização e letramento das professoras e comparar com as concepções de ensino em alfabetização e letramento dos principais teóricos da temática em questão, afim de investigar como os pressupostos teóricos das professoras acontecem no dia-a dia das aulas de leitura e escrita. Para tanto, utilizaremos como ferramenta para coleta de dados a entrevista semi-estruturada e a observação participante. Também apresenta a secretaria municipal de educação (SEMED) no contexto histórico, social, econômico e das políticas de formação de professores realizadas no decorrer de sua existência, até o recente Programa Alfabetiza Pará, sua fundamentação teórica, objetivos e contradições diante da premissa de formação das series iniciais de primeiro e segundo ano do ensino fundamental.

Presidente - 3309903 - MARISA ALICIA MONTRUCCHIO
Interno - 2524613 - BENEDITA CELESTE DE MORAES PINTO
Externo à Instituição - TEREZA CRISTINA RIBEIRO
Notícia cadastrada em: 01/07/2024 15:31