Banca de QUALIFICAÇÃO: AIDA PATRICIA FERNANDES LAMEIRA

DISCENTE: AIDA PATRICIA FERNANDES LAMEIRA
DATA: 29/05/2024
LOCAL: meet.google.com/pir-rgjq-fve

O “PROJETO DE VIDA” DO “NOVO ENSINO MÉDIO”:

competências socioemocionais na construção de um futuro pré-programado de estudantes da escola pública

Projeto de Vida. Pedagogia das Competências. Trabalho. Educação. Neoliberalismo.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo

O presente trabalho pretende estudar a unidade curricular Projeto de Vida especificada na Lei 13.415/2017, “Novo Ensino Médio”, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em outros dispositivos legais que a complementam. Trata-se de um estudo investigativo que tem por Objetivo Geral: - Analisar o “Projeto de Vida” no interior das contradições entre capital-trabalho e suas implicações na escolarização de jovens, especificamente dos estudantes do 3º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dep. Raimundo Ribeiro de Souza, localizada no município de Tucuruí/PA. Como Objetivos Específicos: -Caracterizar a unidade curricular, Projeto de Vida, explicitando seu vínculo com a pedagogia das competências; -Desvelar possíveis interesses políticos, econômicos e ideológicos implicados em sua criação; - Descobrir o modo como essa unidade está ganhando materialidade no interior da referida escola. Nesse sentido, realiza um estudo do contexto sociopolítico e econômico da crise estrutural do sistema capitalista e do avanço da doutrina neoliberal propagada pelos Organismos Internacionais (OIs), explicitando sua influência na definição das políticas públicas, nas contrarreformas e na reestruturação do Estado brasileiro, traçando relação entre esse movimento, o “Novo Ensino Médio” e o “Projeto de Vida”. Para isso, utiliza-se como método o materialismo histórico-dialético, trazendo à baila pressupostos marxistas sobre trabalho e educação, tendo como principais aportes teóricos Karl Marx (2001); Harvey (1992); Saviani (1999; 2007; 2011) Ramos (2002; 2003); Frigotto (2010; 2006), Larval e Dardot (2016); Antunes (2009; 2018), entre outros. Percorre os caminhos metodológicos da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo, numa abordagem qualitativa, tendo como técnica de coleta de dados a observação, a análise documental e a entrevista semiestruturada a ser realizada com seis estudantes e três professores da referida escola, nos três turnos em que se desenvolve o “Projeto de Vida”. Achados preliminares apontam que a unidade curricular Projeto de Vida é um dos princípios específicos do “Novo Ensino Médio”, que, vinculada às competências socioemocionais, se estabelece como um dos instrumentos de controle, modelagem e adaptabilidade comportamental, visando à formação para o mercado de trabalho,  conformação ética e moral da classe trabalhadora ao modelo de sociedade neoliberal, no sentido de mediar os conflitos de classes diante do contexto de crise, precarização do trabalho e desemprego estrutural dados pelo modo de produção flexível, forjando, assim, subjetividades, como parte do projeto estratégico e ambicioso do capital financeiro internacional, representado pelos OIs, para a reestruturação das bases de acumulação e recomposição da hegemonia das grandes potências econômicas mundiais. Tal projeto vem ganhando materialidade por meio das contrarreformas e dos currículos escolares, como ocorreu com o “Novo Ensino Médio” e sua BNCC. Pode-se depreender dos dispositivos legais e da bibliografia estudados até o momento, que, o “Projeto de Vida” não dialoga com a proposta de formação humana integral, de acordo com a concepção sócio-histórica, que compreende tal formação como um processo dinâmico, histórico e contraditório por meio do qual os indivíduos desenvolvem a consciência de sí e das relações sociais das quais são sujeitos. Mas pelo contrário, se vincula a uma concepção conservadora, técnica e instrumentalista de formação para o mercado de trabalho.

Presidente - 642.967.172-00 - ELIDO SANTIAGO DA SILVA - UFPI
Interno - 3425816 - JOAO BATISTA DO CARMO SILVA
Externo à Instituição - ANA MARIA RAIOL DA COSTA
Notícia cadastrada em: 16/05/2024 16:10