EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PARA RECUPERAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE NASCENTES LOCALIZADAS EM PROPRIEDADES RURAIS AS MARGENS DA RODOVIA TRANSAMAZÔNICA, RURÓPOLIS-PA
Educação Ambiental, Nascentes, Preservação/Conservação, Transamazônica.
Esse estudo procurou direcionar seu olhar para a intenção de preservar as nascentes localizadas as margens da Rodovia Transamazônica. Uma vez que o crescimento desordenado nessas áreas rurais vem ocasionando uma série de modificações aos longos de anos, como atividades predatórias ao entorno de suas nascentes, assim como pela drenagem mal planejada, deposição de resíduos, ocupação e degradação de áreas de preservação permanente, desmatamento e grilagem de terras. A pesquisa-ação desenvolvida teve como finalidade buscar a contribuição das comunidades locais na defesa da revitalização e preservação das nascentes, por meio de atividades de Educação Ambiental, estimulando a troca de saberes entre os participantes e despertando a sensibilidade para buscar empreender formas participativas e responsáveis de cuidado com o meio ambiente local. A abordagem desenvolveu-se amparada em uma ótica sensível ao meio ambiente natural, com intuito de construir e executar, coletivamente, ações de Educação Ambiental de modo a se construir uma atitude proativa permanente dos moradores em relação à conservação e preservação das nascentes como fonte de água que abastece a população. A escolha pelo tema como objeto da pesquisa deve-se ao reconhecimento da sua importância como fonte de abastecimento aos moradores da região. Os dados foram obtidos por entrevistas semiestruturadas, observação participante, questionários e encontros. Os resultados apontaram que os sujeitos socioambientais locais tiveram a origem familiar, principalmente, nas Regiões Nordeste e Sudeste, nos estados de Minas Gerais e Paraíba. Apontou ainda que o processo de ocupação influenciou significativamente na degradação ambiental local. Revelou também que não há da parte dos moradores ações ou movimento organizado em benefício do meio ambiente. A maioria dos entrevistados ainda acredita na reversão das degradações locais por meio de um processo educativo que envolva moradores e instituições educacionais em ações coletivas com fins de conservação e a preservação das nascentes como um Bem Comum e se engajaram na continuidade das ações coletivas de recuperação das suas águas.