Condicionamento de elogios como reforçadores sociais para crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo: uma revisão bibliográfica.
estímulos sociais; procedimento de controle discriminativo; pareamento estímulo-estímulo; autismo; elogio.
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é caracterizado por déficits na comunicação social e na interação social de maneira persistente e em múltiplos contextos e pela presença de padrões de comportamento, interesses ou atividades restritos e repetitivos. Diferenças no padrão de aprendizagem social e sensibilidade a estímulos sociais de crianças típicas e crianças com TEA são identificados com frequência. As Neurociências apresentam evidências sobre os padrões de aprendizagem típicos e atípicos no início da vida; a Abordagem Biocomportamental desenvolve interlocuções entre os dados fisiológicos e as investigações acerca dos processos comportamentais investigados pela Análise do Comportamento. Procedimentos para aumentar o interesse de crianças com TEA em estímulos sociais, a exemplo dos procedimentos envolvendo pareamento estímulo-estímulo (S-S) e controle discriminativo (PCD) têm sido desenvolvidos. Considerando a alta incidência de TEA e a necessidade de corroborar com dados que avaliam a eficiência de procedimentos de condicionamento de elogios como reforçadores, este estudo teórico teve como objetivos: (1) realizar uma aproximação entre evidências de investigações em diferentes níveis de análise relevantes para o fenômeno da aprendizagem social e (2) realizar uma revisão bibliográfica acerca dos procedimentos de pareamento S-S e de PCD para estabelecer função reforçadora a elogios para crianças com TEA. Considerou-se que a interlocução entre as evidências fornecidas pelas áreas do conhecimento mencionadas favoreceria o controle de variáveis como intervalo entre sessões, idade dos participantes e características dos estímulos sociais nos estudos de condicionamento de elogios.