Inserção de Estímulos Abstratos em Categorias Naturais: Favorecendo a Formação de Classes Arbitrárias em Macaco-Prego
formação de classes de estímulos; categorização; discriminação simples; equivalência de estímulos; macacos-prego (Sapajus spp.).
O objetivo deste trabalho é investigar se a inserção de estímulos abstratos em categoria naturais com múltiplos exemplares pode ser um facilitador para a emergência de relações arbitrárias não treinadas diretamente em macaco-prego. Para isso, iremos realizar um treino de discriminação simples com tentativas discretas. As sessões de treino serão divididas em blocos de tentativas com três e seis comparações. Participarão da pesquisa três macacos-prego com histórico experimental em tarefas de discriminação simples com estímulos naturais. As sessões experimentais serão em uma câmara experimental com monitor de tela sensível ao toque. As respostas aos estímulos positivos serão reforçadas com pelotas de ração, respostas aos estímulos negativos produzirão apenas o fim da tentativa. Os estímulos utilizados serão 138 imagens, separadas em seis conjuntos categoriais com vinte e três elementos cada. Os conjuntos serão formados por imagens naturais, silhuetas, ícones e uma imagem puramente abstrata diferente para cada categoria. As categorias treinadas serão: aves, peixes, pessoas, quadrúpedes, peças de roupa e veículos. O procedimento será dividido em duas etapas principais: formação de categorias naturais e expansão categorial com estímulos abstratos. Ao todo serão cinco fases de treino e três sessões de teste. Em cada fase de treino, serão inseridos novos estímulos, cada vez mais dissimilares, até que a relação entre as imagens seja puramente arbitrária. Para testar a consistência de cada classe, será utilizado um teste de mudança de função. Após atingir o critério de acertos a categoria do estímulo positivo muda e permanece até o critério ser atingido novamente. Para observar a emergência de relações não treinadas, será utilizado um teste de emergência de equivalência em que os sujeitos precisarão escolher novas imagens de cada categoria, com base no aparecimento do estímulo puramente abstrato em tentativas anteriores. Serão contabilizadas as porcentagens de acerto de cada sujeito nas etapas sucessivas, assim como o número de tentativas para atingir o learning set em cada categoria. A análise intersujeitos visa a verificação do grau de replicabilidade do desempenho.