Efeito do tamanho do alvo de estímulos pseudoisocromáticos na discriminação supralimiar de cromaticidade de macacos-prego (Sapajus spp.).
processos perceptuais e motores; visão de cores; macacos-prego (Sapajus spp.); ângulo visual; mosaico pseudoisocromático.
O presente estudo buscará avaliar como o tamanho do alvo em mosaicos pseudoisocromáticos afeta o desempenho de discriminação de cromaticidade em macacos-prego (Sapajus spp.). Para tanto, utilizará princípios de treino operante para treino de uma tarefa de discriminação supralimiar de cromaticidades. Cada sessão terá 40 tentativas que apresentarão um mosaico pseudoisocromático com um alvo que alternará aleatoriamente entre quatro posições. Toques no alvo produzirão uma pelota de comida e um intervalo entre tentativas (IET); toques em qualquer outra região do mosaico produzirão apenas o IET. O estudo será dividido em três fases: (1) treino de discriminação do alvo cromático com variação de matiz; (2) treino de discriminação do alvo cromático com variação de tamanho angular; e (3) teste de discriminação de cromaticidade com variação de tamanho angular. Na primeira fase, as etapas consistirão em inserções graduais de novos matizes para discriminação, seguida de avaliação de desempenho em zonas de confusão perceptual e, ao final, será avaliada a generalização do repertório para um matiz não treinado. Na segunda fase, as etapas introduzirão gradualmente as variações de tamanho angular e será avaliada a generalização do repertório. Na terceira fase, as etapas consistirão em uma avaliação inicial de ganho de desempenho por aprendizagem, depois serão combinadas a variação de matizes e a variação de tamanho e será avaliado como tais variações afetam o desempenho dos sujeitos em zonas de confusão perceptual.