Condicionamento de elogios como reforçadores com crianças diagnosticadas com TEA: pareamento estímulo-estímulo e procedimento de controle discriminativo.
estímulos sociais, procedimento de controle discriminativo, pareamento estímulo-estímulo, autismo.
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é caracterizado por déficits na comunicação social e na interação social de maneira persistente e em múltiplos contextos e pela presença de padrões de comportamento, interesses ou atividades restritos e repetitivos. Crianças com TEA comumente apresentam dificuldades para aprender em ambientes sociais típicos, o que se deve, em grande medida, ao pouco interesse que elas costumam apresentar por estímulos sociais como o elogio, por exemplo. A Applied Behavior Analysis (ABA) tem desenvolvido treinos comportamentais baseados em evidências para aumentar o interesse de crianças com TEA em estímulos sociais. A maneira mais utilizada de se produzir estes resultados tem sido o condicionamento de estímulos sociais como reforçadores. Dois procedimentos de condicionamento de estímulos sociais recebem destaque por apresentarem-se como os mais utilizados: o pareamento estímulo-estímulo (S-S) e o procedimento de controle discriminativo. Considerando a alta incidência de TEA e a necessidade de corroborar com dados que avaliem a eficiência do pareamento S-S e do procedimento de controle discriminativo para condicionar elogios como reforçadores, esta pesquisa propõe comparar os efeitos dos dois procedimentos para estabelecer elogios como reforçadores durante a execução de uma tarefa, para seis crianças diagnosticadas com TEA.