Notícias

Banca de DEFESA: LERIKA DO AMARAL POLL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LERIKA DO AMARAL POLL
DATA: 21/06/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Sala 17, Prédio II, NTPC
TÍTULO:

Programação de Condições de Desenvolvimento de Comportamentos Relativos ao Conceito de Aceleração


PALAVRAS-CHAVES:

análise do comportamento, programação de condições de desenvolvimento de comportamentos, ensino de Física, conceito de aceleração, ensino médio.


PÁGINAS: 33
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

As diretrizes e parâmetros curriculares brasileiros para os diferentes níveis de ensino tem como horizonte o desenvolvimento de competências relacionadas à resolução de problemas práticos e significativos, com vistas à autonomia e senso crítico no exercício da cidadania e do trabalho. Todavia, para que se realize plenamente este ideal de educação emancipadora, centrada na ação contextualizada do aprendiz, a prescrição de mudanças atitudinais deve ser acompanhada por mudanças práticas no modo de planejar e de implementar as estratégias de ensino. O objetivo deste trabalho foi realizar as etapas iniciais de análise e elaboração para embasar uma programação de condições de desenvolvimento de comportamentos para o ensino do conceito de aceleração da Física, direcionado para estudantes do 1º ano do Ensino Médio. O trabalho foi realizado em duas etapas: 1) caracterização das necessidades de aprendizagem e proposição dos comportamentos-objetivo terminal e intermediário; 2) elaboração do programa de ensino propriamente dito, a partir da definição das condições e das sequências de ensino. A caracterização de situações-problema e a definição dos comportamentos-objetivos terminais e intermediários foram informadas por problemas encontrados em questões em provas do Enem nos últimos 10 anos, que abordaram o conceito de aceleração. Com essa análise foi realizada a decomposição dos comportamentos objetivos terminais, resultando em três classes de comportamentos pré-requisito – intermediários propriamente ditos, pré-requisitos intraprograma e pré-requisitos extraprograma –, que serviram de base para a elaboração de uma proposta de programa de ensino. Os resultados da Etapa 1 justificaram a opção por um critério de sequência lógica para guiar a organização das unidades de ensino, tendo como aspecto central a discussão e demonstração do caráter pragmático e relacional das categorias e conceitos do típicos do campo da Mecânica. Seguindo esta lógica, foi formulado um exemplo de implemenção do programa na modalidade de cursos com oficinas, com recomendações gerais para organizar os conteúdos e as condições a serem seguida. Por fim, o presente exercício de programação de condições para o desenvolvimento de comportamentos foi discutido em contraste com o ensino tradicional e a experiência como docente e alunas da autora.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2570109 - ANA LEDA DE FARIA BRINO
Interno - 6326328 - OLAVO DE FARIA GALVAO
Presidente - 1870683 - PAULO RONEY KILPP GOULART
Externo ao Programa - 2055783 - RUBENS SILVA
Notícia cadastrada em: 19/06/2024 10:20
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2