Aplicação de um Programa de Ensino Informatizado para o Estabelecimento de Habilidades Básicas de Leitura em Indivíduos com Deficiência Intelectual.
deficiência intelectual, leitura, programa de ensino informatizado, fracasso escolar, plasticidade cerebral.
As pessoas com deficiência intelectual apresentam dificuldade para todo aprendizado, principalmente de repertórios acadêmicos, pois exigem o foco da atenção e o raciocínio abstrato. Mas elas apresentam a capacidade de aprender, ainda que de forma mais lenta se comparadas às pessoas sem a deficiência. Entretanto, necessitam de metodologias diferenciadas e ambientes adaptados para facilitar o seu aprendizado. Pensando nisso e pautados no conceito de plasticidade cerebral, utilizaremos um programa de ensino informatizado, baseado no paradigma da equivalência de estímulos e na aprendizagem sem erros da Análise do Comportamento para ensinar o repertório de leitura a alunos com deficiência intelectual. Este estudo tem como objetivo geral comparar o ensino e a aquisição do repertório de leitura entre estudantes com deficiência intelectual, de uma escola pública da região metropolitana de Belém, com e sem histórico de fracasso escolar, expostos a periodicidades diferentes de aulas. E os objetivos específicos serão: 1-estabelecer repertório de leitura textual e leitura com compreensão em seis indivíduos não leitores com deficiência intelectual; sendo três deles já expostos ao fracasso escolar, no processo de alfabetização pelos métodos escolares tradicionais, há pelo menos um ano, e os outros três, recém inseridos no processo de alfabetização; e 2-verificar se há diferenças significativas entre o ensino e a aquisição do repertório de leitura desses indivíduos, nessas condições.