Treino de reconhecimento de expressões faciais de emoções utilizando histórias infantis em crianças com autismo. Projeto de Pesquisa. Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Comportamento, Universidade Federal do Pará. 41p.
autismo, reconhecimento de expressões faciais de emoções, histórias infantis.
O autismo é um distúrbio do desenvolvimento caracterizado por prejuízos na comunicação e interação social, sendo observada a presença de padrões restritos e repetitivos de comportamento. Dentre a gama de manifestações clínicas que os indivíduos com TEA podem apresentar destacam-se os comprometimentos sócio comunicativos, em particular a dificuldade no reconhecimento de expressões faciais de emoções. Sendo o reconhecimento de expressões faciais de emoções uma das habilidades mais importantes para interações sociais eficazes, estudos na área têm sido voltados para o uso de procedimentos de ensino desta habilidade social. Este trabalho tem como objetivo treinar, através do uso de histórias infantis, a habilidade de reconhecimento de expressões faciais de emoções em crianças com autismo em situações contextualizadas. Participarão do estudo 8 crianças com diagnóstico de autismo, nos níveis leve e moderado que se dividirão em dois grupos (Grupo experimental e Grupo controle). O procedimento será composto de cinco fases: Pré-Teste, Treino, Pós- Teste, Teste de Generalização e Folow-Up. O Pré-Teste será composta por 10 tentativas com a finalidade de avaliar o reconhecimento de expressões faciais de emoções dos participantes. Os participantes que obtiverem 70% de erro nesta fase atingirão o critério para realizar o Treino. O Treino será composto por 20 tentativas (cinco de cada expressão facial) com o objetivo de ensinar o reconhecimento de expressões faciais emocionais utilizando histórias infantis. O critério nesta fase é de 90% de acerto, atingindo este critério o participante passará para o Pós-Teste. O Pós-Teste será composto por 10 tentativas com a finalidade de verificar a eficácia do treino. O critério nesta fase é de 90% de acerto, atingindo este critério o participante passará para o Teste de Generalização. O Teste de Generalização será composto de 4 tentativas (uma de cada expressão facial) com o objetivo de verificar a generalização do reconhecimento de expressões faciais emocionais utilizando histórias contadas em formas de teatro, sendo que as histórias utilizadas nesta fase buscarão se aproximar o máximo possível de uma situação real. O Folow-up consistirá na reapresentação do teste de Generalização com o objetivo de verificar a manutenção da habilidade treinada.