RELAÇÃO ENTRE PERCEPÇÃO DE SINTOMAS DE ANSIEDADE E QUALIDADE DE VIDA DE CUIDADORES COM O PERFIL NUTRICIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA.
comportamento alimentar; estado nutricional; seletividade alimentar; autismo.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma síndrome neuropsiquiátrica caracterizada por manifestações no desenvolvimento cognitivo, comunicativo, interação social e outras alterações comportamentais, que envolve a apresentação de padrões repetitivos e estereotipados. Esse quadro exige um cuidado diferenciado que leva a alterações na dinâmica familiar, por requerer um cuidado prolongado e maior atenção por parte de todos os que convivem com a criança autista, fatos que ocasionam um aumento no nível de estresse que pode influenciar na qualidade de vida de todos os membros da família. Estudos demonstram que a seletividade alimentar pode ser um problema adicional nas crianças com esse diagnóstico em função de levar à desnutrição e piorar o seu quadro de desenvolvimento. O objetivo deste estudo será analisar a relação entre percepção de sintomas de ansiedade e qualidade de vida de cuidadores e o perfil nutricional de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista assistidos pelo Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) em Belém. Para análise dos sintomas de ansiedade e qualidade de vida serão aplicados, respectivamente, a escala BAI e o questionário Item Short Form Healthy Survey (SF-36). A coleta dos dados de comportamento alimentar será realizada por meio da aplicação do questionário Escala de Avaliação do Comportamento Alimentar em responsáveis de pacientes diagnosticados com Transtorno Autista e avaliação do estado nutricional das crianças e adolescentes será feita por meio de indicadores antropométricos. Este estudo busca expandir o conhecimento sobre os hábitos alimentares, a saúde dos cuidadores e a saúde nutricional em crianças diagnosticadas com TEA para gerar material que sirva de guia para intervenções nutricionais de qualidade desde a infância, com o objetivo de reduzir impactos sobre o desenvolvimento dessas crianças.