EFEITO DA CINOTERAPIA NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EM CRIANÇAS NO ESPECTRO AUTISTA
habilidades sociais; espectro autista; cinoterapia.
O termo Habilidades Sociais pode ser aplicado a diferentes comportamentos do indivíduo e contribuem para a competência social, o que favorece um relacionamento saudável e produtivo com as demais pessoas. As habilidades podem ser desenvolvidas através de intervenções. Isso é especialmente importante em crianças com o transtorno do espectro autista (TEA). Este transtorno causa deficiências no processo de comunicação social e interação social em diversos contextos, e tem como característica importante o prejuízo nas habilidades sociais. A cinoterapia é uma modalidade de terapia assistida por Cães, onde os animais de temperamento dócil são utilizados como facilitadores na melhora de pacientes em diversas áreas da saúde. Diante da necessidade de se conhecer os benefícios de novas formas de terapia no contexto da região Amazônica, o objetivo desta pesquisa é investigar os ganhos terapêuticos da cinoterapia para o desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com o transtorno do espectro autista. Serão aplicados a seis cuidadores primários, maiores de 18 anos, antes e depois das intervenções, o instrumento Autism treatment evaluation checklist (ATEC), que avalia a efetividade de tratamentos para o autismo. Nas respectivas seis crianças serão aplicados os níveis 1, 2 e 3 do marco de desenvolvimento “comportamento social e brincar social” do Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program – VB-MAPP, para avaliar as habilidades sociais diretamente antes e após as intervenções. Espera-se encontrar um efeito positivo da cinoterapia no desenvolvimento destas habilidades.