“Revisão integrativa sobre conceitos analítico-comportamentais relacionados ao Desenvolvimento”.
Desenvolvimento, Análise do Comportamento, Abordagem de Sistemas em Desenvolvimento, armadilhas comportamentais, aprendizagem hierárquica cumulativa, comportamentos pivotais, ápice comportamental.
Esta pesquisa discute conceitos relacionados à mudanças no Desenvolvimento. No primeiro capítulo foram revisados os conceitos analítico-comportamentais: behavioral traps, cumulative-hierarchical learning, pivotal behaviors e behavioral cusps. A partir da revisão, possibilidades de interlocução e limites entre a Análise do Comportamento (AC) e a Abordagem de Sistemas em Desenvolvimento (ASD) são discutidos no segundo capítulo. Utilizou-se para a busca o Portal de Periódicos da CAPES e foram selecionados apenas artigos revisados por pares, publicados entre 1967 e dezembro de 2016, escritos em inglês ou português, que continham exatamente os termos de busca no título, resumo ou palavras-chave. Foram excluídas publicações editoriais, livros, revisões, artigos que apenas mencionavam ou que continham os descritores somente nas referências. Após a aplicação destes critérios e a eliminação das repetições, restaram 25 artigos selecionados. Estes artigos foram catalogados a partir do nome dos autores, título do artigo, ano de publicação, periódico da publicação, palavras-chave, objetivos, tipo de artigo (teórico ou empírico), se apresentava interface com outros conceitos/áreas, trechos que continham os descritores e variações do termo em questão. A análise apontou behavioral traps como um conceito que trata de arranjos sociais específicos não controlados experimentalmente relacionados com mudanças amplas no repertório. Cumulative-hierarchical learning (CHL) possui como subordinado o conceito de basic behavioral repertoires (BBR). Para CHL as aprendizagens ocorrem em processos longos e tendem a se tornar mais complexas ao longo da vida. O BBR se referiria à influência de aprendizagens prévias sobre o repertório atual. Ambos apresentam imprecisões em suas definições, de forma mais acentuada para BBR. Os conceitos de pivotal behaviors e behavioral cusps por apresentarem uma abordagem mais molecular do comportamento, também seriam subordinados ao conceito de CHL. Quanto aos fenômenos que abarcam, pivotal behaviors e behavioral cusps apresentam semelhanças entre si. No entanto, behavioral cusps é considerado mais abrangente por incluir comportamentos considerados indesejados e suas repercussões e; por ser proposto como uma alternativa a noção de marcos no desenvolvimento. A partir da aproximação entre a Análise do Comportamento e a Abordagem de Sistemas em Desenvolvimento, verificou-se que embora sejam disciplinas independentes e possuam particularidades importantes, há similaridade entre alguns conceitos da AC com conceitos e princípios da ASD. Resumidamente, CHL pode ser relacionado à noção de desenvolvimento como processo continuo e que ocorre ao longo da vida para a ASD, com ênfase para o caráter cumulativo das mudanças. Behavioral traps, em uma derivação teórica, poderia estar relacionado com o surgimento e manutenção de comportamentos cruciais para o desenvolvimento em períodos específicos da ontogênese, ao longo da evolução. O que pode contribuir para a discussão do caráter fixo de estágios do desenvolvimento. Behavioral cusps relaciona-se ao princípio da não-linearidade e ao conceito de phase shifts, mas também possui semelhanças com o conceito de developmental cascades, que enfatiza as repercussões decorrentes de uma mudança comportamental. A interlocução entre a AC e ASD pode contribuir para ampliar o escopo de variáveis passiveis de uma investigação comportamental ao questionar fenômenos antes designados como exclusivamente biológicos.